Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Samara Banaletti - Pedagogia Carazinho


A escolha pela área de Educação Pré – Escolar é porque fiz o Curso Normal e tive a oportunidade de conhecer e participar do dia-a-dia em sala de aula com crianças. Fiz a prática com Educação Infantil e Séries Iniciais, conheci de perto como funciona uma sala de aula como é o dia-a-dia das crianças e dos professores. Gostei bastante desta prática, tanto da Educação Infantil, quanto das Séries Iniciais. O professor em sala de aula está diariamente sendo desafiado, e precisa conhecer pesquisar conteúdos, metodologias, práticas, a fim de poder acompanhar os seus alunos nos dias atuais, deve conhecer e estar por dentro de todos os assuntos.
Um dos meus grandes medos e dúvidas é em como conseguir fazer com que os alunos fiquem atentos, tenham o desejo de aprender, pois percebe-se as realidades muito assustadoras em sala de aula, alunos agressivos, indisciplinados, sem interesse...Enfim, sei que não existe uma fórmula que faça com que isso mude, mas gostaria de saber e conhecer mais sobre como atuar em sala de aula a fim de mudar um pouco esta realidade. Sei que é preciso de práticas que chamem a atenção, aulas diversificadas, materiais diferentes. Também os problemas que ocorrem em sala de aula não são só devido à metodologia do professor, depende também da história de cada aluno, sua realidade, influenciam nas atitudes em sala de aula. E sempre algo pode ser mudado para que a prática do professor seja melhor.
O livro Práticas Pedagógicas em sala de aula enfoca a formação dos professores no curso normal pra atuar na educação infantil e o ensino das artes visuais nas práticas educativas.
"Nos dias atuais, é impossível desconsiderar a influência do meio na aprendizagem da criança, visto que o mundo se caracteriza por uma riqueza e variedade de estímulos visuais e linguísticos, influenciando, desde muito cedo, no desenvolvimento infantil." (Anghinoni, Sára Joana. 2006 p.40).
"Percebemos que a cada dia se amplia o contato das novas gerações com o meio adulto através dos meios de comunicação de massa, da tecnologia e dos programas elaborados pelos adultos para as crianças, o que colabora para o aumento da sua influencia sobre o comportamento infantil, uma vez que as crianças se apropriam das mensagens recebidas, direta ou indiretamente." (Anghinoni, Sára Joana. 2006 p.43).
"O papel do professor da educação infantil está diretamente ligado às necessidades das crianças, cabendo-lhe oferecer as condições necessárias para o seu desenvolvimento e exercer a função de mediador. A criança, desde cedo, encontra-se sujeita à educação, mas, para isso, é preciso que se observem as condições, o ambiente, os materiais, as técnicas e procedimentos mais adequados, oportunizando lhe experiências exploratórias, de fabricação, de criação e manipulação, buscando procedimentos didáticos adequados aos objetivos da instituição." (Anghinoni, Sara Joana. 2006 p.92).
Samara Banaletti  -  Email: samaramarinabanaletti@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...