Assistindo aos vídeos da profª Bernardete Gatti e os vídeos de Pedro Demo e lendo alguns artigos do livro O papel da pesquisa formação e na prática dos professores, pude perceber que existem diferentes opiniões quanto a pesquisa, sendo ela na escola, como professor, ou na faculdade, como aluno.
Ao se falar do aluno dentro de uma universidade, seria primordial o uso da pesquisa para aprofundar conhecimentos, entretanto, nessas instituições, muitos professores (já com mestrado e doutorado) não estimulam seus alunos a essa prática. Um fator benéfico e bastante importante que surgiu como estímulo à pesquisa foi o PIBIC, um programa de iniciação científica, que visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa. Porém não são todos os alunos contemplados, sendo assim, a grande maioria dos estudantes saem despreparados nesse sentido.
Quanto a questão de pesquisas de professores dentro de escolas, alguns teóricos da área questionam o quanto isso é realmente uma pesquisa. No entanto, alguns dizem que sim, que pode se fazer pesquisa dentro da escola, visando melhorar sua prática docente. todavia, alguns professores sobrecarregados com cargas horárias exorbitantes e um baixo salário, não tem tempo para tal prática, e muitas vezes, não tem nem disposição para desenvolver qualquer outra atividade, que não seja o ato dar aula.
Dentro deste cenário, onde as opiniões divergem muito, acredito que a pesquisa é sim um fator importante na formação de um bom professor e principalmente de um bom educador.
Universidade de Passo Fundo
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia N:II
Acadêmica: Elenice Deon
PDF
