Nome*: | Márcia Aline Formigheri |
Email: | marciaformigheri@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Psicologia Educacional |
Título provisório do projeto: | A intervenção da psicologia no ambiente escolar |
Problema central da pesquisa: | A educação em vínculo com a área da psicologia avança para criar soluções em relação ao contexto de como intervir no ambiente escolar com crianças que estão em fase de conflitos. Os conflitos acontecem em ambas às idades durante o período de escolarização, o rendimento escolar esta relacionado com a fase em que cada criança se encontra. O meio de inserção social e familiar entra em atrito com atitudes, sentimentos e relaciona-se com o aproveitamento desenvolvido no aprender da criança. A criança que vai para a escola com fome, com frio ou com preocupações de vinculo emocional-familiar tem dificuldade em aprender. Como o professor pode agir e intervir em um meio escolar conturbado e com os mais diversos conflitos existentes? A relação do meio externo a escola em que a criança convive tem influência em seu aproveitamento escolar? O auxílio psicológico se faz necessário para inserir planos de ensino pedagógicos adequados a realidade de cada escola? |
Objetivos da pesquisa: | • Traçar um paralelo dos conflitos vivenciados pelas crianças em idade escolar; • Analisar as interferências da convivência social entre as diferentes classes; • Analisar a realidade do aluno para intervir de forma correta com o auxílio psicológico adequado; • Relacionar a evolução do ensino-aprendizagem de uma criança com e sem auxílio psicológico durante sua fase de escolarização; Compreender o ambiente em que cada contexto de realidade é diferenciado e através desta compreensão unir o atendimento psicológico a didática adotada pela instituição de ensino que encara os conflitos detectados; |
Justificativa: | Na percepção da educação atual diante dos mais diversos conflitos vividos pelas crianças em idade escolar observa-se que a intervenção do auxílio psicológico se faz cada vez mais necessário para que assim aja a possibilidade de analisar e tratar as dificuldades encontradas que interferem no desenvolver da qualidade de ensino levada a diferentes classes sociais e a crianças nas mais diversas fases. O meio externo proporciona a "formação" inicial do aluno que freqüenta nossas escolas, para poder entendê-los e dar a eles o ensino-aprendizado correspondente a suas vivências, a observação de quem são e quais seus conflitos é essencial. A investigação sobre o sexo, a idade e a classe social a qual o aluno pertence passa a ser chave inicial para descobrir o perfil do aluno assistido por cada instituição de ensino. A escola não tem a funcionalidade de educar pelos pais mas sim de fornecer ferramentas de conhecimento para o desenvolver de uma formação para "ser humano", sociável e capaz de interagir com o meio ao qual pertence, mudanças na adequação do ensino são constantes a todo instante mas a garantia de uma formação educacional "perfeita" não pode ser dada, pois o perfil do aluno assistido pelas diferentes instituições de ensino é diverso. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa analítico-descritiva |
Coleta de dados: | |
Referências bibliográficas: | Psicologia educacional : uma abordagem desenvolvimentista. Autor : Sprinthall, Norman A., 1931- Sprinthall, Richard C. Data: 1993 Andrada, Edla Grisard Caldeira de. Novos paradigmas na prática do psicólogo escolar. Psicol. Reflex. Crit., Ago 2005, vol.18, no.2, p.196-199. Mattos, Laura Kemp de and Nuernberg, Adriano Henrique A intervenção do psicólogo em contextos de educação especial na grande Florianópolis. Rev. bras. educ. espec., Ago 2010, vol.16, no.2, p.197-214. |
Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional
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