| Nome*: | Amanda Teston Mendonça |
| Email: | mandinhatm16@hotmail.com |
| Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
| Área da Pesquisa em Educação: | Psicologia Educacional |
| Título provisório do projeto: | A importância da Psicologia Educacional |
| Problema central da pesquisa: | As escolas da atualidade estão muito preocupadas em passar conteúdos aos alunos, sem observar se o aluno realmente aprendeu o conteúdo ou se apenas deu para passar de ano. Uma vez que, o aluno com transtorno psicológico, não for atendido por um profissional capacitado para lhe ajudar a enfrentar este transtorno, ele terá sempre dificuldade na aprendizagem. Assim, o problema central a ser questionado neste projeto é o quanto é importante a inserção de um profissional, habilitado, para desenvolver psicologicamente o aluno e, portanto, colaborar para um melhor resultado do processo educativo. |
| Objetivos da pesquisa: | > Apresentar maneiras de ajudar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da Psicologia Educacional. > Elaborar trabalhos psicopedagógicos diferenciados com um profissional devidamente capacitado. > Aprofundar os conhecimentos nesta área, uma vez apresentadas as maneiras que a Psicologia Educacional influencia no desenvolvimento do processo educativo. |
| Justificativa: | É fundamental uma maior atenção aos alunos no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes a solução para alunos é o trabalho de um psicopedagogo que cria métodos para incentivar e motivar o aluno que, apartir daí,consegue evoluir mentalmente, desenvolvendo uma aprendizagem adequada. |
| Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
| Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
| Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
| Coleta de dados: | |
| Referências bibliográficas: | ABERASTURY, Arminda. Abordagens à psicanálise de crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 200 p.; MASINI, Elcie F. Salzano. Ação da psicologia na escola. São Paulo: Cortez, 1978. 311 p.; ANTUNES, Celso. Alfabetização emocional: novas estratégias. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 108 p. ; FRAIBERG, Selma H.. Os anos mágicos. Rio de Janeiro: Bloch, 1972. 292 p. ; VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. xix, 496 p. ; VIGOTSKY, L. S.; COLE, Michael (Coord.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 168 p.; PIAGET, Jean; GRÉCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. 236 p. SPRINTHALL, Norman A., Richard. Ed. Mc Graw-Hill. 2000. Coleção: McGraw-Hill - Ciências da Educação; SOUZA, Regina C. O psicólogo e a educação. "A práxis na formação de educadores infantis". Ed. DP&A. 2002. RJ; |
Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa,
Psicologia Educacional
Salvar postagem como:
PDF
PDF

