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Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional

Nome*:Amanda Teston Mendonça
Email:mandinhatm16@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Psicologia Educacional
Título provisório do projeto:A importância da Psicologia Educacional
Problema central da pesquisa:
As escolas da atualidade estão muito preocupadas em passar conteúdos aos alunos, sem observar se o aluno realmente aprendeu o conteúdo ou se apenas deu para passar de ano. Uma vez que, o aluno com transtorno psicológico, não for atendido por um profissional capacitado para lhe ajudar a enfrentar este transtorno, ele terá sempre dificuldade na aprendizagem. Assim, o problema central a ser questionado neste projeto é o quanto é importante a inserção de um profissional, habilitado, para desenvolver psicologicamente o aluno e, portanto, colaborar para um melhor resultado do processo educativo.
Objetivos da pesquisa:
> Apresentar maneiras de ajudar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da Psicologia Educacional.

> Elaborar trabalhos psicopedagógicos diferenciados com um profissional devidamente capacitado.

> Aprofundar os conhecimentos nesta área, uma vez apresentadas as maneiras que a Psicologia Educacional influencia no desenvolvimento do processo educativo.
Justificativa:
É fundamental uma maior atenção aos alunos no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes a solução para alunos é o trabalho de um psicopedagogo que cria métodos para incentivar e motivar o aluno que, apartir daí,consegue evoluir mentalmente, desenvolvendo uma aprendizagem adequada.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:
Referências bibliográficas:ABERASTURY, Arminda. Abordagens à psicanálise de crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 200 p.;
MASINI, Elcie F. Salzano. Ação da psicologia na escola. São Paulo: Cortez, 1978. 311 p.;
ANTUNES, Celso. Alfabetização emocional: novas estratégias. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 108 p. ;
FRAIBERG, Selma H.. Os anos mágicos. Rio de Janeiro: Bloch, 1972. 292 p. ;
VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. xix, 496 p. ;
VIGOTSKY, L. S.; COLE, Michael (Coord.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 168 p.;
PIAGET, Jean; GRÉCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. 236 p.
SPRINTHALL, Norman A., Richard. Ed. Mc Graw-Hill. 2000. Coleção: McGraw-Hill - Ciências da Educação;
SOUZA, Regina C. O psicólogo e a educação. "A práxis na formação de educadores infantis". Ed. DP&A. 2002. RJ;



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