Nome*: | Lisiane Fior Zucchetti |
Email: | lisianezucchetti@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A importância da ludicidade na educação infantil |
Problema central da pesquisa: | Existem várias formas de conseguirmos acrescentar o lúdico na infância, em creches e escolas de Educação Infantil. Uma delas é a ideia apresentada por Gilles Brougère. Diante da diversidade de propostas surge a necessidade de esclarecer ideias desse autor a fim de acrescentar em nosso vocabulário e em nossa vida a importância que ainda se encontra nos brinquedos feitos com sucatas e mais simples, deletando por um tempo, da vida das crianças o computador e as respostas PRONTAS. Dessa forma, o problema da pesquisa pode ser formulado da seguinte maneira: Como formar um bom cidadão, integrante da sociedade se ele se fecha em um mundo tecnológico e não dá espaço para o social? |
Objetivos da pesquisa: | - Compreender a razão pela qual as sociedades industrializadas produzem brinquedos em grande profusão; - Determinar a função social e o significado do brinquedo nos dias de hoje; - Abordar a importância da expressão oral e das artes visuais; - Compreender a necessidade da importância do respeito à diferença e do reconhecimento do outro; - Abordar a importância da interação entre professores, assim como, as metodologias utilizadas por todos dentro de um "fazer pedagógico"; |
Justificativa: | Esta pesquisa é muito importante, dado que hoje em dia existem muitas crianças que já não tem mais o LÚDICO em sua vida, em plena infância, o que mais querem é o computador e jogos eletrônicos, sem ter a suas mãos, algo papável, que os faça desenvolver habilidades ligadas ao psíquico motor e as demais áreas de interação, também o lado social e afetivo. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | |
Referências bibliográficas: | BROUGÉRE, Gilles.Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 1995. Ceccon, Claudius & Ceccon, Jovelina Protasio – ArtMed / 2000 – 160p. A Creche Saudável Souza, Regina Célia de & BORGES, Maria Fernanda S. Tognozzi (orgs). A práxis na formação de educadores infantis. RJ: DP&A, 2002. |
Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Educação Pré-Escolar,
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa
Salvar postagem como:
PDF
