Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Fabiane Cecagno Galvan
Email:fabianegalvan@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A influência do Lúdico na Educação Infantil
Problema central da pesquisa:
Segundo Piaget, o brinquedo é a essência da infância, é o veículo do crescimento, é um meio extremamente natural que possibilita à criança, explorar seu mundo tanto quanto o adult, possibilitando-lhe descobrir-se e entender-se, conhecer os seus sentimentos, as suas ideiase as sua forma de reagir. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o seu desenvolvimento, socializando-se.
Já Vygotsky define que o brinquedo como "algo que preenche necessidades da criança, o que significa entende-lo como algo que motiva para a ação". Em toda fase do desenvolvimento, a criança possui desejos que não consegue realizar, os quais a deixam tensa. De que forma o lúdico desperta na criança o interesse e a espontaneidade, contribuindo para o seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e histórico cultural?
Objetivos da pesquisa:
Analisar a influência do lúdico na aprendizagem da criança; Analisar propostas para tornar o ambiente escolar prazeroso.
Justificativa:
O projeto se justifica com base em conceituadas autoridades em educação como Piaget, Vygotsky, Winnicott, Wallon, Maria Montessori e outros que afirmam que o brincar é importante no desenvolvimento da criança, pois é terapêutico, prazeroso e educativo, e que o prazer é ponto fundamental da essência do equilíbrio humano e também uma necessidade interior inerente ao desenvolvimento, visto que através da atividade lúdica, a criança prepara-se para a vida, assimilando a cultura do meio a ele se integrando, adaptando-se ás condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus semelhantes e consequentemente a conviver como um ser social.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:
Pesquisa bibliográfica
Referências bibliográficas:VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Koogan, 1978.
FERREIRA, Martins. Como usar a musica na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
BONAMIGO, C. M. Brincar: brincadeira ou coisa séria? Porto Alegre, Educação Realidade, 1991.
SOUSA, Marcia Helena de & MARTINS, Maria Aurora Mendes. Psicologia do Desenvolvimento. Curitiba, IESDE, 2005
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.) O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...