Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Avaliação da Aprendizagem

Nome*:Caroline da Silva Furini
Email:krol-furini@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Avaliação da Aprendizagem
Título provisório do projeto:A importância das Redes Sociais na avaliação do processo ensino-aprendizagem
Problema central da pesquisa:
Quando um aluno é avaliado em seu desempenho escolar, o insucesso do mesmo diante de algumas disciplinas normalmente é atribuído à falta de acompanhamento familiar ou pelo desinteresse do próprio educando. Bem sabe-se que a Avaliação da Aprendizagem é uma área que exige inovação e dedicação do professor e da instituição para se questionarem sobre as formas como estão avaliando seus alunos, conseguindo desta forma promoverem mudanças educativas significativas. Diante disto, a visão apresentada talvez encontra-se ultrapassada, já que atualmente existem formas diversificadas de conseguir promover uma aprendizagem verdadeira; uma delas é a Tecnologia. Logo, o problema de pesquisa que se apresenta é o seguinte: De que forma as Redes Sociais podem promover uma melhora na Aprendizagem dos educandos?!
Objetivos da pesquisa:- Analisar formas de avaliação da aprendizagem através de meios online;
- Analisar novas estratégias educacionais que poderiam ser adotadas em atividades online;
- Analisar as dificuldades existentes na avaliação da aprendizagem tradicional e refletir de forma a tecnologia on-line poderia contribuições para esse processo.
Justificativa:As redes sociais são hoje, muito acessadas por jovens de diferente classes sociais e que se encontram em nossas escolas, tendo às vezes dificuldades na aprendizagem de algumas disciplinas. Mesmo aqueles que não possuem condições de acessar os meios online em casa, já encontram oportunidades de acesso às tecnologias na própria escola. Há uma necessidade de desconstrução do modo tradicional de avaliar o ensino, que priorize a aprendizagem e nada melhor do que buscar algo que mostre aos educandos como a aprendizagem pode ser prazerosa. Para que as aprendizagens ocorram de forma espontânea e motivadora, o que irá se buscar é desenvolver estratégias educacionais nos meios online, garantindo a participação dos alunos, sendo que os mesmos contribuiriam para a melhora dessas formas de avaliação, colocando suas ideias! e críticas. Assim o processo iria acontecendo de forma participativa, espontânea e com êxito.
Natureza da pesquisa:Inovar
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa fenomenológica
Coleta de dados:Pretendo utilizar para a coleta de dados, questionários feitos com os alunos e professores a fim de perceber como as avaliações estão sendo vistas e também ver opiniões sobre novas formas de avaliação.
Referências bibliográficas:FOLQUE, Maria da Assunção. Educação infantil, tecnologia e cultura. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IX, n. 28, p. 8-11, jul/set. 2011.

LOKCHIN, Ricardo Santos. Análise de uma Experiência de Aprendizagem utilizando o Orkut no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Passo Fundo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 12, p. 6-11, fev. 2000.

MARAGON, Cristiane. Crianças na era digital. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IX, n. 28, p. 40-43, jul/set. 2011.

MARTÍNEZ, Juan Pedro. O computador na sala de aula. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IX, n. 28, p. 12-15, jul/set. 2011.

MOSS, Peter. As diversas linguagens da avaliação. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 10, p. 6-8, mar/jun. 2006.

RAMAL, Andrea Cecilia. Avaliar na Cibercultura. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 12, p. 22-26, fev. 2000.

RAMOS, Rafael Yus. Avaliar conforme um currículo integrado com temas transversais. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 12, p. 12-16, fev. 2000.

SARTORI, Jerônimo; BONA, Cleusa Salete. Avaliação do ensino e da aprendizagem: reflexões e possibilidades. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 63-70, jul. 2000.

STAA, Betina Von. Aproveitando a Tecnologia para promover o desenvolvimento das crianças. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IX, n. 28, p. 44-46, jul/set. 2011.

VEEN, Wim; WRAKKING, Ben. Educação na era digital. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IX, n. 28, p. 4-7, jul/set. 2011.

ZABALZA, Miguel A. Os diferentes âmbitos da avaliação. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 10, p. 6-8, mar/jun. 2006.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...