Através do texto que irei destacar abaixo, podemos perceber a importância dos jogos dirigidos na educação infantil. Este texto foi retirado de um blog chamado infantil 3 turma do afeto, é um site na qual indico, pois tem vários assuntos interessantes que podem ser de grande valia para nós, do curso de Pedagogia.
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança.
Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O jogo com regras pressupõe a existência de parceiros e um conjunto de obrigações (as regras), o que lhe confere um caráter eminentemente social. Eles podem ser os próprios jogos populares da cultura infantil, ou outros quaisquer criados pelos professores. O que marca a diferença entre os jogos de regras e outros jogos quaisquer é que os professores devem, ao aplicá-los em suas aulas, iniciá-los com o mínimo possível de regras. A cada conflito surgido entre os alunos, justamente por estarem faltando regras, o professor deve interromper a aula e, em breve tempo, ajudar os alunos a construir uma regra.
Aprender a seguir regras e respeitá-las dentro de um contexto lúdico é um dos passos importantes para a formação do indivíduo.
Acadêmica : Fernanda Schmit
Pedagogia - Nível II
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança.
Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O jogo com regras pressupõe a existência de parceiros e um conjunto de obrigações (as regras), o que lhe confere um caráter eminentemente social. Eles podem ser os próprios jogos populares da cultura infantil, ou outros quaisquer criados pelos professores. O que marca a diferença entre os jogos de regras e outros jogos quaisquer é que os professores devem, ao aplicá-los em suas aulas, iniciá-los com o mínimo possível de regras. A cada conflito surgido entre os alunos, justamente por estarem faltando regras, o professor deve interromper a aula e, em breve tempo, ajudar os alunos a construir uma regra.
Aprender a seguir regras e respeitá-las dentro de um contexto lúdico é um dos passos importantes para a formação do indivíduo.
Acadêmica : Fernanda Schmit
Pedagogia - Nível II
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