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Educação especial

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL...

            Vale a pena voltar na linha do tempo para entender a evolução social e histórica da educação especial. Entre as várias leituras que fiz, selecionei fragmentos de como estamos evoluindo neste aspecto, precisamos saber como era antes para não cometer mais os mesmos erros, com a pessoa com deficiência no âmbito social.
            Os antigos índios deixavam a pessoa considerada doente ou deficiente em sua cabana até vir a óbito.
            Na Idade Antiga, acreditava-se que essas pessoas estavam ligadas à forças sobrenaturais, como se estivessem "possuídas" e efetuavam a "trepanação", ou seja abriam o crânio acreditando que assim os "espíritos malignos" sairiam do corpo, essa prática era feita em pessoas com doenças mentais e epilepsia.
            Os gregos valorizavam muito o físico, o homem deveria nascer "perfeito" para as lutas, se não fosse assim, era desprezado pela sociedade.
            Aparecem então os cristãos, que começam a cuidar dessas pessoas, surge o sentimento de piedade, como se esse essas pessoas tivessem sofrido um castigo de Deus.
            Na Idade Média, começaram a atribuir um significado para as pessoas com algum tipo de deficiência, como por exemplo: cegos eram tidos como videntes. No final da Idade Média os deficientes mentais eram usados como "bobos da corte" para animar eventos reias.
            Somente no Renascimento começaram a pensar em buscar uma explicação cientifica e não permitir maus tratos.
            Na sociedade moderna, aos poucos foi surgindo a compreensão sobre o assunto e deficiência deixa de ser "doença" e passa a ser uma condição para a qual são necessárias medidas educacionais educativas, sociais, psicológicas e médicas,  a fim de favorecer o desenvolvimento dos sujeitos.
            Na atualidade encontramos a legislação que garante os direitos humanos, uma educação para todos e o respeito pela individualidade. Surge também a necessidade de incluir na sociedade na tentativa de mostrar o ser humano não nas suas condições físicas ou mentais, mas sim valorizando seu modo de ser e nas suas capacidades, podendo também agir diante das diversas situações.

Elizandra Dalla Libera
Pedagogia Nível II
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