Dica de leitura
Galera quero deixar mais uma dica de leitura na área de Educação Especial.
Pessoas Muito Especiais, a construção social do portador de deficiência e a reinvenção da família, é uma tese realizada por Fátima Gonçalves Cavalcante, apresentada como requisito para conclusão do Curso de Doutorado em Saúde Pública, no Rio de Janeiro em abril de 2002.
A autora analisa a experiência de famílias desafiadas pelo nascimento de um filho excepcional, ela investigou quatro estudos de caso e demonstrou como diferentes famílias conseguiram dar respostas inovadoras aos complexos problemas de seus filhos, promovendo integração e inclusão social. As famílias e seus filhos especiais foram estudados na vida cotidiana e no acesso a bens e serviços na saúde, educação, habitação, lazer. O estudo foi feito numa abordagem etnográfica enfocando as dimensões biológicas, psíquicas, sociais e culturais.
Dentro de uma perspectiva inter e transdisciplinar, a autora adotou um enfoque qualitativo baseado numa triangulação de métodos, compondo um caleidoscópio de informações-impressões e produzindo uma rica troca entre experiências e saberes.Como resultado as famílias revelaram-se uma fonte de inesgotável conhecimento e sabedoria de vida. Os portadores de distúrbios mentais agigantaram-se, quebrando ilusões e preconceitos sobre suas incapacidades, desafiando os limites e correspondendo ao grande investimento que receberam. Os resultados também apontaram conquistas recentes de técnicos, professores e instituições em nosso País, os efeitos das novas políticas de saúde e de educação, além de dar visibilidade aos absurdos perpetuados pela prática profissional e institucional.
Galera quero deixar mais uma dica de leitura na área de Educação Especial.
Pessoas Muito Especiais, a construção social do portador de deficiência e a reinvenção da família, é uma tese realizada por Fátima Gonçalves Cavalcante, apresentada como requisito para conclusão do Curso de Doutorado em Saúde Pública, no Rio de Janeiro em abril de 2002.
A autora analisa a experiência de famílias desafiadas pelo nascimento de um filho excepcional, ela investigou quatro estudos de caso e demonstrou como diferentes famílias conseguiram dar respostas inovadoras aos complexos problemas de seus filhos, promovendo integração e inclusão social. As famílias e seus filhos especiais foram estudados na vida cotidiana e no acesso a bens e serviços na saúde, educação, habitação, lazer. O estudo foi feito numa abordagem etnográfica enfocando as dimensões biológicas, psíquicas, sociais e culturais.
Dentro de uma perspectiva inter e transdisciplinar, a autora adotou um enfoque qualitativo baseado numa triangulação de métodos, compondo um caleidoscópio de informações-impressões e produzindo uma rica troca entre experiências e saberes.Como resultado as famílias revelaram-se uma fonte de inesgotável conhecimento e sabedoria de vida. Os portadores de distúrbios mentais agigantaram-se, quebrando ilusões e preconceitos sobre suas incapacidades, desafiando os limites e correspondendo ao grande investimento que receberam. Os resultados também apontaram conquistas recentes de técnicos, professores e instituições em nosso País, os efeitos das novas políticas de saúde e de educação, além de dar visibilidade aos absurdos perpetuados pela prática profissional e institucional.
Referência:
CAVALCANTE Fátima Gonçalves. Disponível em: Pessoas Muito Especiais, a construção social do portador de deficiência e a reinvenção da família http://portalteses.icict.fiocruz.br/pdf/FIOCRUZ/2002/cavalcantfgd/capa.pdf
Acesso em: 17 set. 2011.
Elizandra Dalla Libera
Pedagogia Nível II
CAVALCANTE Fátima Gonçalves. Disponível em: Pessoas Muito Especiais, a construção social do portador de deficiência e a reinvenção da família http://portalteses.icict.fiocruz.br/pdf/FIOCRUZ/2002/cavalcantfgd/capa.pdf
Acesso em: 17 set. 2011.
Elizandra Dalla Libera
Pedagogia Nível II