A área que escolhi foi de Avaliação da Aprendizagem, mas encontrei uma Dissertação relacionada à melhora do aprendizado dos alunos com ajuda das Tecnologias.
Então, a Dica de Leitura que deixo é uma Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial para
obtenção do grau de Mestre em Educação, realizada por Ricardo Santos Lokchin.
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO O ORKUT NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE / CAMPUS PASSO FUNDO
Historicamente os alunos apresentam dificuldades de compreensão da lógica do pensamento necessária à disciplina de Lógica e Linguagem de Programação e tal dificuldade exige um esforço ainda maior no estudo fora do ambiente escolar. Tomando por base que a aprendizagem envolve
processos comunicacionais e coletivos, acredita-se que abrir espaços de interação entre os alunos, em horários diversos, pode, de alguma forma, agir sobre a dificuldade apresentada e, reconhecendo-se que fazem uso de ambientes digitais de comunicação, como é o caso das mídias sociais, esta pesquisa deseja verificar quais os desdobramentos de uma estratégia didática baseada na utilização do Orkut e como ela poderia qualificar o processo de aprendizagem na disciplina. O trabalho de campo foi realizado de 14 de junho de 2010 a 11 de julho de 2010, junto aos 24 alunos do Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Passo Fundo, que ingressaram em 2010/1 e, para realizarmos a experiência de aprendizagem mediada por mídias sociais, utilizamos como fundamento os dez mandamentos da aprendizagem propostos por Juan Ignácio Pozo, na qual os professores poderiam basear suas intervenções. A dissertação teve a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Com a experiência verificamos que o Orkut pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio na disciplina não somente num espaço curto de tempo, e sem a obrigatoriedade do aluno e professor acessar o ambiente a todo o momento.
processos comunicacionais e coletivos, acredita-se que abrir espaços de interação entre os alunos, em horários diversos, pode, de alguma forma, agir sobre a dificuldade apresentada e, reconhecendo-se que fazem uso de ambientes digitais de comunicação, como é o caso das mídias sociais, esta pesquisa deseja verificar quais os desdobramentos de uma estratégia didática baseada na utilização do Orkut e como ela poderia qualificar o processo de aprendizagem na disciplina. O trabalho de campo foi realizado de 14 de junho de 2010 a 11 de julho de 2010, junto aos 24 alunos do Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Passo Fundo, que ingressaram em 2010/1 e, para realizarmos a experiência de aprendizagem mediada por mídias sociais, utilizamos como fundamento os dez mandamentos da aprendizagem propostos por Juan Ignácio Pozo, na qual os professores poderiam basear suas intervenções. A dissertação teve a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Com a experiência verificamos que o Orkut pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio na disciplina não somente num espaço curto de tempo, e sem a obrigatoriedade do aluno e professor acessar o ambiente a todo o momento.
Continuo lendo a Dissertação e quando encontrar dados interessantes, disponibilizarei novamente!
Caroline da Silva Furini
Pedagogia Nível II - Passo Fundo
Pedagogia Nível II - Passo Fundo
PDF
