Acadêmica:Paola Koch
Curso pedagogia
Nivel II
Autor:Márcia Adriana Rosmann.Dissertação em mestrado em educação,com o titúlo a formação pedagogica continuada na educação infantil:Necessidades atuais e seus desafios.
Passo Fundo setembro de 2009
A presente disertação aborda o tema da formação pedagógica continuada de professores da educação infantil,tendo por referência um projeto desenvolvido com um grupo de professores de uma escola de educação infantil de um município de região do Vale do Jacuí,no Rio Grande do Sul.O trabalho tem como objetivo apontar alternativas que contribuam para a qualificação da formação pedagógica de professores em exercício,destacando a importância da educação continuada do professor com condição fundamental para implementação de uma educação mais qualificada no atendimento ás crianças dos 0 aos 5 anos.Os dados analisados têm como referência os depoimentos e registros realizados ás mudanças de percepcões sobre crianças,infãncia,educação infantil e ação pedagógica,bem como,os limites e ás resistências que se fizeram presentes no desenrolar do projeto.Os resultados obtidos revelam que as mudanças de percepção e da formação de agir dos professores,só podem ser obtidas por processo continuado de formação que leve em consideração a prática cotidiana no contexto escolar.Constatou-se,também,que,para que tal processo se desenvolva não basta contar com a iniciativa e a vontade pessoal de cada professor,é preciso que as instãncias de poder realizem políticas objetivas de formaçao continuada,pois somente desta forma cria-se-á a possibilidade de uma escola mais dinâmica e atualizada,contizente com a realidade social na qual está inserida.