Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Dica de Leitura em Educação pré- Escolar

Da Educação Pré- escolar á Educação Infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no Curso de Pedagogia.
Por Andréa Simões Rivero (UFSC)

 Resumo:
  Nesta investigação Andréa Simoes Rivero buscou aprofundar a reflexão sobre o tema da formação dos professores de Educação Infantil a partir das concepções de criança, de professor e de educação infantil presentes das duas décadas da Habilitação de educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, decidiram previlegiar o ponto de vista de alunas e professoras desta habilitação.
  Ao abordarem a temática da formação dos professores de educação infantil ressaltaram que regulamentassem a formação de profissionais para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos.
O documento assume a concepção da Constituição, entre elas uma que afirma a necessidade de construir a profissionalização dos trabalhadores de Educação Infantil, recomendando que o adulto que atua na creche e na pré-escola deve ser reconhecido como profissional e a ele devem ser garantidas condições de trabalho, plano carreira, salário e formação continuada condizente com o papel que exerce. Em relação ao nível de formação, a Proposta indica que os profissionais de educação infantil devem ser formados em cursos de nível médio ou superior que contemplem conteúdos específicos a essa etapa da educação. Exigem que a Educação infantil cumpra duas funções complementares e indissociáveis: cuidar e educar, complementando os cuidados e a educação realizados na família ou no circulo da família.
  Fundamentando essas novas diretrizes, portanto, está uma concepção de Educação Infantil que busca superar a dicotomia entre cuidado e educação, sustentando-se em uma compreensão de desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos. Esta concepção supõe uma redefinição do conceito de formação dos profissionais de educação infantil, rejeitando uma formação que se restrinja ao dominio de técnicas e habilidades, e apontando para a necessidade de qualificar esses profissionais de modo mais amplo.

Acadêmica: Kétlen da Rosa
Pedagogia Nível II
Universidade de Passo Fundo




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...