O fracasso escolar é hoje um grande problema para a educação, pois é o insucesso da aprendizagem e dos objetivos mais relevantes de ensino. Este porém é o não haver desenvolvimento de competências e habilidades que atendem às necessidades sociais e culturais que todo o indivíduo precisa. Entretanto, o fracasso escolar pode ser algo vinculado a auto-estima no processo de aprendizagem, algo que influência na capacidade de alguns indivíduos de aprender, de saber acreditar e demonstrar-se digno de que pode apropriar-se de conhecimento. Para tanto, é importante observar as dificuldades de aprendizagem que encobrem a fragilidade da escola, centrando-se no aluno todo insucesso de não aprender, muitas vezes a falta de conhecimento didático do corpo docente está na raíz do fracasso escolar. Muitas das causas do fracasso escolar, surgem do sistema de ensino que não consegue atender todas as necessidades nas escolas, assim deixando de identificar as inadaptações à aprendizagem, e de levar o aluno a descobrir seu próprio método de apreder, tendo em vista seu modo de relacionar-se com o conhecimento, ou seja, a aprendizagem escolar. O fracasso escolar também pode ocorrer dependendo do contexto familiar, cultural, social e político que o indivíduo possa estar inserido.
Todavia, buscar soluções para o fracasso escolar não consiste em patologizar o educando, mas sim abrir espaço para outras variáveis que também influênciam no processo da aprendizagem como a instituição, o método de ensino, as relações ensinante- aprendente, os aspectos socioculturais e a história de vida do sujeito.
Todavia, buscar soluções para o fracasso escolar não consiste em patologizar o educando, mas sim abrir espaço para outras variáveis que também influênciam no processo da aprendizagem como a instituição, o método de ensino, as relações ensinante- aprendente, os aspectos socioculturais e a história de vida do sujeito.
Júlia Ana Gavinescki
Pedagogia
Paraí- RS
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