A Educação Pré-escolar era muito desconsiderada na área da educação, onde qualquer pessoa podia fazer o papel de professor. Hoje, apesar de ser exigido pelo menos o curso normal para exercer o cargo de professor de educação infantil, ainda tem muitas escolas fora da lei com professores desqualificados, que não se preocupam com a qualidade do ensino oferecido a essas crianças, achando que a educação infantil é apenas brincar livremente, comer e trocar as fraldas.
A educação infantil vai muito além disso, pois ela será o alicerce, a base para os outros níveis de estudo.
Nesse período a criança não deve ser cobrada como se estivesse nas séries iniciais, mas também não pode ficar com o seu tempo apenas para "brincar" sem maiores compromissos, por que desde já ela deve saber que tem direitos mas também tem deveres e que o estudo se encaixa nas duas categorias.
Mesmo sem muita experiência, acredito que o melhor a se fazer na educação pré-escolar é unir o útil ao agradável, ou seja, juntar os conteúdos de ensino com as brincadeiras, tornando o aprender um processo gostoso para as crianças.
Através das brincadeiras podemos estimular nas crianças as diversas áreas de seu desenvolvimento físico, motor e cognitivo, onde ela terá a oportunidade de interagir com outras crianças, aprendendo a
importância da vida social. Brincar é fundamental, é básico e necessário para toda a criança, pois "brincar é coisa séria".
Veja o vídeo:
http://youtu.be/nhEBHZkQVEM
Maísa Sauthier Morates
Pedagogia Nível II
Passo Fundo
PDF
