A criança desde os primeiros anos de vida é profundamente marcada pelo meio em que se desenvolve e os estímulos que recebe deste.
Durante a fase pré-escolar, a criança forma bases que serão levadas por toda sua vida escolar, por isso crianças sem o preparo necessário nesta fase, podem apresentar dificuldades relacionadas à orientação espacial e à coordenação motora, tendo dificuldades como segurar o lápis com firmeza, posicionar a escrita no papel e unir as letras enquanto escreve.
É nesta fase que formam-se valores, as bases sociais e afetivas, a criança aprende a se comunicar e respeitar o outro, adquire noções de limites e disciplina, e aos poucos vai adquirindo independência e responsabilidade.
Destaca-se também na pré-escola a importância do brincar, para que se desenvolvam habilidades motoras, e que se estimulem as percepções sensoriais, fazendo com que a criança domine seus movimentos corporais com segurança e habilidade, e conhecendo seu corpo e seus limites.
É importante que desde já, a criança desenvolva a capacidade de concentração, desenvolvimento da memória, e o raciocínio, que serão aprimorados nas demais fases da aprendizagem.
Nenhuma destas estapas podem ser puladas, pois a criança precisa ser estimulada e bem preparada nesta fase para que possa enfrentar as demais dificuldades que o processo de alfabetização irá lhe impor. A pré-escola é o começo de uma longa caminhada escolar, por isso, também deve ser marcada por um bom começo, em um ambiente agradável que proporcione alegria e satisfação para a criança.
Rita Cassiéli Chaves,
Pedagogia II, Campus Soledade.