Na sociedade em que vivemos atualmente, preconceituosa e excludente, deveríamos abrir os olhos e pensar que as pessoas portadoras de necessidades especiais, além de suas restrições são seres humanos, e tem muitas outras potencialidades para desenvolver outras atividades na sociedade, pois todos nós como seres humanos temos dons diferentes.
Na sala de aula há enormes dificuldades para a inclusão destes alunos, pois muitos professores não estão preparados para receber estes, a escola em si também precisa ter estrutura física e didática para atender cada aluno com sua respectiva limitação.
Acredito que as salas de recursos são de extrema importância para as escolas onde os alunos tem um apoio extra classe, mas também vale salientar que o professor que atua nesse ambiente deve ter especialização e a sala deve possuir recursos (didáticos e pedagógicos) para um bom trabalho do profissional, lembrando sempre que sala de recursos não é para aula de reforço!
Sendo que além destes apoios, normalmente o trabalho com portadores de necessidades deve ser em equipe, ex: apoio pedagógico, serviço de psicologia, fonoaudiologia, e outros necessários de acordo com as dificuldades dos alunos.
Andressa Pauline Knop
Pedagogia II
Campus Carazinho