Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Educação Especial




Estamos em uma época onde há mais preocupações com questões sobre o tema "educação especial", onde aprende-se a viver com limitações e necessidades especiais de grande ou menor evidências. Onde há uma maior compreensão de que deficiências e necessidades especiais não devem ser entendidas como obstáculos que impossibilitem o desenvolvimento pessoal de aprendizagem.
Mas, ainda há grandes problemas que envolvem a área das deficiências, pois muitas escolas e professores ainda não estão preparadas pra lidar com essas questões que envolvem grandes esforços, força de vontade e ânimo.
As maioria das escolas ainda não estão preparadas para lidar com as diferenças e individualidades de cada aluno, e dessa forma agem de modo muito errada, excluindo quem necessita de maior atenção e trabalho.
Há um grande aumento de escolas inclusivas onde reconhecem que as diferenças humanas são normais, (pois ninguém é igual), onde há uma preocupação com o potencial de cada sujeito.
O princípio das escolas inclusivas é de igualdade de direitos e deveres, respeitando as diferenças individuais.
A integração escolar é vantajosa para todos porque propicia a renovação do sistema educacional pela incorporação da diversidade das experiências humanas.
A escola deverá propor alternativas e soluções, instrumentalizando-se de todas as formas para lidar com as diferenças. Deverá buscar o convívio produtivo com a diversidade. Alunos, professores, pais, agentes do poder público e comunidade, todos devem assumir o desafio da descoberta e a superação de limites, construindo novas competências referenciadas no paradigma da escola inclusiva. Esse alvo deverá mover nossas ações e intenções como algo muito importante a ser conquistado para o bem estar de todos.

Andreia Fernanda Rodrigues Lauer
Pedagogia II
Campus Carazinho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...