A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos.
A deficiência não deve ser tomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa. As restrições decorrem das estruturas excludentes e das condições objetivas dos diversos campos de atuação do contexto social. As escolas especiais, em nosso País, têm se tornado um dos mecanismos preferenciais dessa sociedade seletiva. Mas à viabilidade da inclusão dos alunos portadores de deficiência e necessidades educacionais especiais no sistema regular de educação onde requer o provimento de condições básicas como reformulação de programas educacionais e formação permanente dos educadores, dentre outras coisas para a inclusão. O princípio da integração desses educandos em escolas regulares consiste na igualdade de direitos, privilégios e deveres, participação ativa e interação social em ambiente o menos restritivo possível, respeitando-se as diferenças individuais.
Jéssica Begnini Mesomo
Pedagogia
Passo Fundo