É um direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino. Pois toda criança tem direito a educação.
É preciso dar a crianças especiais a chance de socialização com outras que não partilham das mesmas dificuldades, isso pode ajudar a diminuir o preconceito.
Mas na nossa realidade não é bem assim, pois temos a dificuldade de encontrarmos uma escola, seja ela, municipal, estadual, particular – se diz preparado para receber uma criança com deficiência.
As escolas regulares devem estar preparadas para receber essa criança, tanto os professores quanto a estrutura da escola.
Cada deficiência requer um tipo de atendimento e ao mesmo tempo todas requerem um atendimento único que é a aceitação. Dar oportunidade para todos significa respeitar as diferenças.
Nas ruas, há poucas rampas de acesso para cadeirantes, ônibus que não atendem as necessidades dos usuários especiais. É urgente a necessidade de se entender bem as pessoas com necessidades especiais de forma que se sintam não atrapalharem ou atrasam o bom andamento dos "normais".
Jéssica Eugênio
Pedagogia II
Campus: Soledade