Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

A Trajetória da Orientação Educacional

Os orientadores educacionais através de suas lutas (em congressos, encontros e seminários) buscavam uma fundamentação teórica para uma ação mais competente, buscando uma atuação mais ampla com os objetivos que demonstravam serem distintos, buscando cumprir papéis.
Conforme Grispum (2001), a Orientação educacional na atualidade caminha na busca da totalidade do aluno, preocupando-se com a ampliação do conhecimento do educando como pessoa, construindo sua personalidade e participando consciente e ativamente de sua própria história de vida, valorizando a realidade de cada aluno.
A orientação educacional tinha como foco o atendimento ao aluno problema e a sua família e seus desajustes escolares, voltando-se a prestação de serviços e os desajustes escolares. Quando perceberam a alienação em que se encontravam começaram a discutir currículo, objetivos, procedimentos, avaliação, metodologia demonstrando que através de suas lutas encontrar gradativamente a sua verdadeira função. Percebendo, no entanto que o mesmo tem um papel fundamental no contexto escolar, pois a nova tendência da educação propõe que o aluno busque torna-se um cidadão critico e atuante na sociedade,porque o aluno é a razão de existir da escola.A orientação educacional pode é um elo de ligação que busca de forma constante solucionar problemas e envolver a família e seus filhos em momentos culturais oferecidos pela escola e pela comunidade.
Pois conforme Grispum (2001),quando a escola trabalha as questões sócias,ela esta exercendo o seu real papel pedagógico. Todo o projeto político da escola deve estar em consonância com o avanço da própria sociedade. O trabalho do Orientador educacional nessa dimensão é continuo dinâmico e permanente.

Bibliografia:
GRISPUM, Mirian P.S.Zippun(org) ET AL.,:A pratica dos Orientadores educacionais, 4. Ed.São Paulo: Cortez,2001,158 p.
Janine A. M. Broch
Academica da Pedagogia Parfor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...