A Educação Pré-Escolar
Apesar das leis existentes em favor da educação pré-escolar e infantil no Brasil, a situação não favorece o desenvolvimento das instituições públicas de educação infantil, devido a falta de investimentos por parte dos governantes na educação em geral. Faltam escolas públicas de educação infantil, os espaços que já existem não são adequados, muitas funcionam em casas velhas, com fiação elétrica á vista das crianças, escadas perigosas e pátios virados em capoeira, onde fica difícil os alunos conseguirem brincar. Os móveis estão quebrados, sucateados na verdade, os materiais escolares são de péssima qualidade, ou seja, tudo o que é destinado a educação infantil é praticamente o mais barato possível.
A pior situação é dos profissionais envolvidos na atuação pedagógica, são desvalorizados, ou seja, tem dificuldades em conseguir que o fazer pedagógico aconteça, não há coordenação pedagógica, o "poder" de decisão se concentra nas mãos dos diretores que ocupam cargos de confiança e atuaram a vida toda na educação fundamental. Os professores não obtiveram o direito,apesar de estarem lutando, de escolher o seu diretor através do voto.
Se as leis existem, é preciso haver um órgão responsável pela fiscalização dessas instituições públicas destinadas á educação infantil, pois ainda são consideradas por muitos depósitos de crianças, onde somente o cuidar enquanto os pais trabalham prevalece, esquecendo-se do educar para a vida, pois a educação infantil é uma extensão da família, é onde se ajuda a construir a identidade da criança, onde também se oportuniza o conhecimento de coisas novas.
Para Kramer(2003): " todos tem direito á pré-escola, mas é melhor que ninguém saiba, senão sairá caro para os cofres públicos."
Keli Cristina da Silva dos Santos.
Pedagogia II nível/ Parfor
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