Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Educação Infantil




A Adaptação Escolar e o Papel do Professor

A iniciação da vida escolar é um período importante na vida do indivíduo. A escola tem uma responsabilidade grande nessa fase. Preparar uma boa acolhida, um ambiente no qual a criança se sinta respeitada, valorizada, cercada de cuidados e de amor, possibilita o desenvolvimento de um indivíduo seguro que consegue conviver e cooperar com os pares. Uma criança que interage com o outro, com o diferente, e pouco a pouco, constrói sua autonomia, descobre à si mesma, ao outro, ao mundo ao qual pertence.
O papel do professor é preponderante nesse contexto. Ele é o mediador desse processo de adaptação de crianças que estão se lançando a um contato extrafamiliar, ampliando o convívio social em um novo contexto de tempos e movimentos, com uma nova estrutura de horário e atividades.
Nessa perspectiva, o educador deverá propiciar situações de aprendizagem orientadas de maneira integrada e que contibuam para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.


Acadêmica Suelen Nogueira Pinto
Pedagogia - LP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...