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Dimensões do Planejamento

Existem vários âmbitos do planejamento relacionados à Educação. Costumeiramente se fala em Planejamento Educacional e Planejamento de Ensino como sendo sinônimos, mas os mesmos possuem abrangência hierárquica claramente diferenciada.
O Planejamento Educacional é mais amplo, pois ocupa-se do desenvolvimento do sistema educacional da Nação; estabelecendo metas alavancadoras de desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país e das especificidades de cada comunidade; devendo proporcionar todas as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos mecanismos responsáveis pela eficácia deste sistema educacional. Considera-se que o Planejamento Educacional relaciona e sistematiza de forma racional e científica os problemas da educação no país, buscando o aprimoramento gradual através da análise das situações que se apresentam.
O Planejamento Curricular é igualmente importante e deve ser tratado com muita seriedade em sua elaboração pelo grupo de docentes de cada educandário; ele está intimamente ligado à realidade na qual a escola está inserida. Deve-se levar em consideração todas as multiplicidades locais para planejar um currículo que efetivamente promova a aprendizagem.
Finalmente, o Planejamento de Ensino, embasado no Planejamento Educacional e no Planejamento Curricular, deve ser desenvolvido de forma organizada, coerente e flexível. É este planejamento que está diretamente em contato com o aluno e seu objetivo é promover a efetiva aprendizagem. Para que isto ocorra é preciso muita seriedade na elaboração das atividades e um amplo estudo da realidade. Conhecendo melhor o aluno, o professor tem maiores condições de auxiliá-lo no processo ensino-aprendizagem.
Ficam assim, evidentes as diferentes áreas de abrangência de cada nível do planejamento, sendo claro que cada uma tem, bem delimitado, seu campo de atuação. É de fundamental importância salientar que cada âmbito do planejamento deva sempre respeitar as etapas primordiais da preparação, do acompanhamento e do aprimoramento de todo o processo ao qual se dedica. Segundo Libâneo, Planejamento Escolar "é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (1992, p. 221)

Marilene Escandiel Ferreira
Pedagogia – Parfor- Nível II
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