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Dimensões do Planejamento

Existem vários âmbitos do planejamento relacionados à Educação. Costumeiramente se fala em Planejamento Educacional e Planejamento de Ensino como sendo sinônimos, mas os mesmos possuem abrangência hierárquica claramente diferenciada.
O Planejamento Educacional é mais amplo, pois ocupa-se do desenvolvimento do sistema educacional da Nação; estabelecendo metas alavancadoras de desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país e das especificidades de cada comunidade; devendo proporcionar todas as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos mecanismos responsáveis pela eficácia deste sistema educacional. Considera-se que o Planejamento Educacional relaciona e sistematiza de forma racional e científica os problemas da educação no país, buscando o aprimoramento gradual através da análise das situações que se apresentam.
O Planejamento Curricular é igualmente importante e deve ser tratado com muita seriedade em sua elaboração pelo grupo de docentes de cada educandário; ele está intimamente ligado à realidade na qual a escola está inserida. Deve-se levar em consideração todas as multiplicidades locais para planejar um currículo que efetivamente promova a aprendizagem.
Finalmente, o Planejamento de Ensino, embasado no Planejamento Educacional e no Planejamento Curricular, deve ser desenvolvido de forma organizada, coerente e flexível. É este planejamento que está diretamente em contato com o aluno e seu objetivo é promover a efetiva aprendizagem. Para que isto ocorra é preciso muita seriedade na elaboração das atividades e um amplo estudo da realidade. Conhecendo melhor o aluno, o professor tem maiores condições de auxiliá-lo no processo ensino-aprendizagem.
Ficam assim, evidentes as diferentes áreas de abrangência de cada nível do planejamento, sendo claro que cada uma tem, bem delimitado, seu campo de atuação. É de fundamental importância salientar que cada âmbito do planejamento deva sempre respeitar as etapas primordiais da preparação, do acompanhamento e do aprimoramento de todo o processo ao qual se dedica. Segundo Libâneo, Planejamento Escolar "é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (1992, p. 221)

Marilene Escandiel Ferreira
Pedagogia – Parfor- Nível II

5 comentários:

  1. Colega Mari!
    Não vejo fazer uma Educação de qualidade sem um bom e coerente planejamento.
    É isso mesmo , cada escola, cada turma deve respeitar a sua realidade, sua faixa etária...
    O planejamento é o eixo fundamental da Educação, em todos os segmentos, desde nossos gestores tendo coerência até os educadores de sala de aula.
    Um abraço,
    Janaína-Emei Padre zezinho.

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  2. Realmente, fazer educação é planejar e avaliar. Da mesma forma é preciso atentar para a flexibilidade que envolve o planejamento, para que não se corra o risco de tornar as práticas como algo imposto e engessado. Por isso, concordo que é imprescindível o conhecimento acerca da realidade e das necessidades dos sujeitos.

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  3. Elda Teresinha da Silva24 de março de 2011 08:01

    Todo educador deve ter realmente presente na sua práxis o entendimento que não se faz educação sem antes de tudo ter um planejamento prévio a a importância do ato de planejar em todas as ações humanas e especificamente na prática docente.
    Entretanto, faz-se uma reflexão sobre alguns conceitos de planejamento; em seguida, procura-se estabelecer diferenças entre as várias
    dimensões dos planejamentos em educação.

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  4. Realmente, o planejamento é imprescindível em todos os espaços da escola.
    No entanto, é necessario que o mesmo esteja de acordo com a realidade em que a escola se encontra e que seja passível de possíveis mudanças, visto que, a educaçao não pode ser algo engessado.
    Abraços
    Rosane

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  5. Inamara de Sousa Fuchs24 de março de 2011 09:29

    Mari, realmente o planejamneto é de fundamental importância tendo em vista sempre a realidade do aluno e da escola durante esse planejamento, pensando nisso as ecolas municipais da minha cidade iniciaram nesse ano de 2011 o planejamneto conjunto, entre turmas iguais e áreas iguais com o auxilio da coordenadora pedagógica que também é uma conquista desse ano.

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